Esfoliantes Caseiros

Por vezes o lado mas feminino do CRIMO é um pouco preguiçoso no que toca a cuidados de pele quer de rosto quer de corpo, sendo este último por vezes o mais esquecido. Mas sabe-se também que cuidar da pele é um dos mais importantes factores a ter em conta no que diz respeito a cuidados pessoais, beleza e por aí.

E como já devem ter reparado pelo título, este post vai centrar-se nos esfoliantes. 

A maioria de vocês pode já saber tudo ou quase tudo acerca do que vai aqui ser dito, mas nunca é de mais reforçar, até porque dúvidas podem surgir a qualquer um e a em qualquer altura.

Nada melhor do que começar por explicar para que serve fazer uma esfoliação da pele (rosto ou corpo) ou o que é um esfoliante. 
- A esfoliação serve para eliminar as células mortas da nossa pele, daí ser bastante importante e ser também um importante passo para quando queremos ter uma pele mais cuidada, macia e uniforme. 

Devo também lembrar que após a esfoliação devemos sempre hidratar a nossa pele, pois com este processo os nossos poros ficam mais expostos, abertos, e a nossa pele mais 'sensível'.

Uma questão que também surge algumas vezes é a de quando devemos recorre a este método, todos os dias? uma vez por semana? de 15 em 15 dias? mês a mês?
- Depende de alguns factores, como por exemplo o tipo de esfoliante que usam, o vosso tipo de pele e a necessidade que se tem para tal. Há esfoliantes mais agressivos que outros, e esses não convém utilizarmos todos os dias, pois podemos acabar por 'agredir' o nosso rosto por exemplo. 
Aqui por este lado faz-se uma vez por semana, acho suficiente e vejo resultados (mas também já fizemos mais, como dia sim dia não, em alturas mais complicadas).

Por último e para não me alongar muito mais, falo-vos dos produtos, os esfoliantes em si.
Existe uma enorme gama de produtos ao dispor de qualquer uma de nós para o efeito, produtos esses que podemos facilmente encontrar em qualquer supermercado, de várias marcas e diferentes preços. Há para todos os gostos. 
Mas o bom nisto tudo e com os tempos difíceis a correrem diante dos nossos olhos é que podemos fazer os nossos próprios esfoliantes, os chamados esfoliantes caseiros. 
Após bastante tempo a utilizar produtos de diferentes marcas, neste momento aqui por casa optou-se por este método de esfoliante caseiro. Vantagens? Fazemos a quantidade que achamos necessária quando queremos, poupámos dinheiro, não acumulamos restos de produtos porque achamos que está a acabar e vamos a correr comprar outro e além de ser eficaz ainda podemos ir adaptando as receitas consoante os nossos tipos de pele. 

Como forma de exemplo, deixo-vos aqui descritas as receitas dos dois esfoliantes que utilizo normalmente:

-Rosto: Açucar + Creme Hidratante, as quantidades usadas vão variar um pouco da quantidade que acharem necessária utilizar, normalmente uso duas colheres de açucar (chá ou sobremesa) para uma ou uma e meia de creme. (nesta receita podem também juntar mel)

- Corpo: Sal Grosso + Òleo de Amêndoas Doces, aqui também as quantidades variam conforme anteriormente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário