Cor

A cor faz parte do nosso dia-a-dia. Reflecte os nossos estados de espirito; provoca emoções, sentimentos e até mesmo memórias. 

Saber quais as cores que combinam umas com as outras; saber quais as cores que nos ficam bem; saber de que cor pintar a nossa casa, etc... são questões que nos são colocadas diariamente e que por vezes nem sempre respondemos de forma correcta. 

Assim sendo, hoje vou partilhar convosco algo que acho ser bastante útil : a teoria das cores. 

Cores Primárias

As cores primárias são a base de todas as cores, ou seja, o vermelho, o azul e o amarelo. Estas 3 cores dão origem a todas as outras que conhecemos, através de combinações.

Cores Secundárias


As cores secundárias, são cores que resultam da mistura em partes iguais das cores primárias - o vermelho, o azul e o amarelo.
Assim, se juntarmos vermelho e amarelo; amarelo e azul e por último azul e vermelho estamos a criar o verde, o laranja e o violeta, que são as chamadas cores secundárias. 

Cores Terciárias 

A cor tercária é uma cor que resulta da combinação de uma cor primária com uma cor secundária. 

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que se encontram opostas na roda das cores. Como podemos ver pelos exemplos acima, são: o roxo e o amarelo; azul e laranja; verde e vermelho... São cores completamente contrastantes. 

Cores Análogas

Estas são as cores que aparecem lado-a-lado na roda das cores, como se pode ver pelos exemplos apresentados nas imagens a cima.
Chamam-se cores análogas porque há nelas a mesma cor base. 

Cores Tríade

Como podemos ver pela imagem, as cores tríade são aquelas que formam um triângulo na roda das cores. Convém também referir que o triângulo formado tem que ter sempre o mesmo espaço de cores, como também podemos reparar nos esquemas de cor acima apresentados.

Dividir Cores Complementares

Dividir as cores complementares é também um bom método de utilização da cor. Como vemos na imagem, basta escolhermos uma cor - neste caso, o amarelo - e escolhermos as duas cores que seguem a cor oposta.

Quadrado de Cor

Utilizar este esquema de cores é também bastante fácil e eficaz, basta fazermos um quadrado na nossa roda de cores igualmente espaçado, como vemos na imagem. Assim criamos um leque de cores bastante harmonioso, colorido e contrastante.

Cores quentes

Cores quentes são aquelas que nos transmitem sensação de calor, associadas ao sol e ao fogo. Assim sendo, temos como exemplo das cores quentes os vermelhos, laranjas e ainda amarelos.

Cores frias 

As cores frias são o oposto das cores quentes. Ou seja, são cores associadas á água, ao céu, ao gelo e ás árvores. Transmitem-nos a sensação de frio. São exemplo disso, os azuis, verdes e ainda violetas. 


E chega assim ao fim a nossa partilha sobre a teoria das cores, para quem tinha algumas dúvidas sobre como conjugar ou utilizar cores. Espero que tenha sido útil :)








1 comentário:

  1. Muito bem,bela postagem!! Super adorei saber um pouco mais sobre as cores,eu adoro cores coloridas.

    ResponderEliminar